Mentora Engenharia e Treinamentos

Blog

Análise de Falhas

A análise de falhas é uma ação planejada que visa prevenir e avaliar não conformidades em processos. Portanto, de maneira bem sucinta, ela busca identificar a possibilidade de que algo fora do padrão estabelecido venha a ocorrer. Para isso você deve reconhecer o que seria o desvio e levantar hipóteses para tratá-lo. O objetivo é mitigar ao máximo esses problemas.

Você pode fazer uma análise considerando o que deu errado e a partir daí utilizar
ferramentas de gestão para minimizar o problema. Uma das técnicas mais utilizadas é o FMEA (Failure Mode and Effects Analysis, ou Análise de Modos de Falhas e Efeitos ), que estabelece critérios para realizar essa análise e busca impedir ou reduzir a recorrência de situações indesejadas.

OU você pode também utilizar ferramentas de
análise metalúrgica da falhas permite determinar o(s) mecanismo(s) de perda de performance relacionando assim a falha a problemas de material, de processos de fabricação, de especificação do projeto, ou mesmo da sua utilização

Na primeira análise, utilizando o FMEA, é possível identificar uma falha e descrevê-la em detalhes. Verifica-se então o que falhou, onde e quando isso ocorreu e qual foi a criticidade do problema. Na segunda etapa, são elaboradas as hipóteses para a causa do problema. Já na terceira, é hora de testá-las para que seja apontada a mais provável entre as levantadas. Na quarta fase averigua-se se há mecanismos para impedir a ocorrência da falha e na quinta etapa, são avaliados:

  • Índices de recorrência;

  • Severidade;

  • Detecção;

  • Risco.

Na segunda análise, ou seja na análise metalúrgica, deve-se considerar que este é um processo para determinar as causas ou fatores que levaram a uma perda indesejada de funcionalidade. A maioria das análises de falhas trata principalmente de falhas de componentes, conjuntos ou estruturas, e a abordagem é consistente com a base de conhecimento de uma pessoa treinada em engenharia de materiais. Alguns aspectos importantes da investigação de falhas incluem:

  • Utilizar técnicas estatísticas

  • Compreender bancos de dados e técnicas de análise de dados

  • Determinar as causas principais das falhas

  • Decidir quando uma investigação de falha deve ser realizada

  • Compreender e usar técnicas de solução de problemas

  • Planejar todas as etapas de uma investigação de falha


Continuem acompanhado o blog. Em breve mais detalhes sobre como conduzir uma análise metalúrgica de falhas.

____________________________________________________________________________________

Curso de Metalografia Profissional


O intuito do curso é que você possa aprender e aplicar conceitos, técnicas e ferramentas na preparação adequada dos seus materiais ou amostras.

Isto permitirá fazer a inspeção de materiais recebidos, garantir a qualidade dos seus produtos minimizando possíveis não conformidades, reduzindo assim retrabalho e ampliando produtividade.


Ao final de cada aula você poderá ampliar ainda mais os seus conhecimentos, através de exercícios, leituras complementares, vídeos e dicas importantes.

Você conseguirá preparar amostras da forma mais rápida e correta e conseguirá realizar uma perfeita identificação de macro e/ou microestruturas, falhas, inclusões, tratamentos térmicos, falhas em soldas, entre outros.

  • Quais as etapas que serão apresentadas e discutidas detalhadamente?
  • Preparação metalográfica adequada do material ou amostras: corte, lixamento, polimento e ataque químico
  • Análise macro ou microestrutural
  • Identificação de elementos presentes nas amostras como: fases, microconstituintes, tratamentos térmicos, espessura de camadas, etc...
Tudo isso para ajudar você na tomada decisões importantes tanto como relação ao recebimento de matéria-prima e componentes, ou mesmo no seu processo produtivo detectando não conformidades antes mesmo de chegar ao seu cliente.