Engenharia Mecânica

Engrenagem2-228x300
O profissional de Engenharia Mecânica tem como atividades: elaborar e executar projetos de sistemas mecânicos (máquinas industriais e agrícolas, veículos automotores e componentes mecânicos), fabricação, montagem industrial, manutenção de instalações mecânicas, gerência e planejamento, pesquisa e desenvolvimento. Seus domínios de conhecimento são:
  • Projeto Mecânico e Fabricação: especificação e confecção de componentes mecânicos; especificação de materiais; cálculo estrutural; técnicas de manutenção; comportamento mecânico; metrologia; projeto e fabricação de veículos automotores.
  • Térmica e Fluidos: projeto, instalação e manutenção de sistemas de condicionamento de ar e de refrigeração, motores de combustão interna, caldeiras, aquecedores, turbinas a gás, turbinas a vapor, turbinas hidráulicas e sistemas hidráulicos.
  • Energia: projeto e instalação de aquecedores solares, fontes alternativas de energia, biocombustíveis, petróleo, gás natural, combustão e planejamento de sistemas energéticos.
  • Gerenciamento: vendas técnicas, controle de custos, estoques, mão-de-obra; controle de qualidade; gerência da produção de bens e serviços; otimização do trabalho de máquinas e redução dos custos de produção.
  • Controle e Automação: realização de projetos e desenvolvimento de máquinas e sistemas de automação para indústria; especificação de instrumentos de monitoramento de processos de fabricação; programação computacional de operações de fabricação; mecânica computacional.